O capitalismo explicado às crianças

O livro O capitalismo explicado às crianças nos traz uma leitura inédita dos nossos tempos, com reflexões sobre a história das corporações internacionais e como elas atuam em diversos países do globo. Durante o livro, o autor, o francês Jean Ziegler, conta para sua neta Zohra sobre o que vivenciou como membro do parlamento suíço e como integrante do Conselho de Recursos Humanos da ONU.O bate-papo começa com a história da Nestlé, fabricante de tantas coisas que gostamos de comer, e como esta empresa se tornou uma das mais poderosas do mundo.

Desde o lançamento do primeiro satélite, em 1957, a Nestlé e outras muitas multinacionais vêm se formando e girando o capital financeiro, que funciona durante 24 horas por dia, sem parar. Ziegler também explica à sua neta (e a nós, leitores) como funciona a bolsa de valores e como a política é submetida a ela. Através dessas conversas, ficamos sabendo de informações preciosas sobre o capitalismo, por exemplo: de 1992 e 2002, apenas 10 anos, a produção mundial de bens dobrou e o volume do comércio triplicou!
Na última parte do livro, o avô conta à neta sobre as relações comerciais durante o primeiro ano da pandemia. Nesse ponto é incrível saber mais sobre a dependência econômica que o mundo tem da China e de seus materiais hospitalares. Os desvios de cargas e fraudes na distribuição desses materiais nos mostram como funciona o jogo mundial de poder.

Do início ao fim do livro fica claro que os avanços científicos e tecnológicos são reservados a pouquíssimas pessoas e que a maior parte da população mundial está mesmo “relegada à miséria mortal”. Dureza!

O capitalismo explicado às crianças
Le capitalisme expliqué à ma petite-fille
de Jean Ziegler
Tradução de Sandra Pina
Ilustrações de Natan
Editora Cortez, 2021

Deixe um comentário