Animais fantásticos Brasileiros e Onde Habitam

um

Você conhece o Saci-Pererê? E o Sací-Ave? Já ouviu falar do Vira-Roupas? Ou, já teve medo da Mula sem Cabeça? Todas estas e outras histórias populares estão reunidas na coleção “Personagens do Folclore Brasileiro”, fruto de uma extensa pesquisa da cultura popular brasileira realizada e escrita por Januária Cristina Alves e que ganha vida pela rica interpretação do ilustrador Cezar Berje.

São quatro livros de um projeto editorial impecável que reflete a união de esforços e talentos da escritora, que demonstra apuro jornalístico das histórias escritas com detalhes de uma contadora de mãos cheias, e do ilustrador, dono de um traço de brasilidade que lembra grafites urbanos e murais.

Todos os livros apresentam uma história principal, dando espaço para historietas de outros seres fantásticos de nossa fauna e até de nossas lendas urbanas, como é o caso da Loira do Banheiro, ou também conhecida como “Menina do Algodão”. Você também irá descobrir porque o Uirapuru tem o canto mais lindo de todos os pássaros, conhecer a origem do Curupira e as formas de prender um Saci arruaceiro.

O projeto editorial de Flávia Castanheira só beneficia o leitor, traz marcações que facilitam a leitura do texto e ao fim de cada história há uma síntese das regiões brasileiras que estes seres fantásticos são encontrados, por quais outros nomes são conhecidos, quais suas origens culturais e com quais outros personagens estão conectados. Os livros são obra de esmero, ótimos para serem lidos na escola, pelas crianças pequenas ou até mesmo pelas grandalhonas, sem limite máximo de idade.

A coleção “Personagens do Folclore Brasileiro” é encantadora porque nos traz seres fantásticos e, muitas vezes, esquecidos. É impressionante como nossas histórias populares, mesmo tão antigas, são tão ricas que fazem qualquer leitor de hoje se sentir em um verdadeiro território mágico. Histórias de fazer inveja para qualquer bruxo inglês.

COLEÇÃO PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO

Editora: FTD Educação

Autoria: Januária Cristina Alves

Ilustração: Cezar Berger

 

Deixe um comentário