Tem na Barca: “O Arame de Alexandre”

Alexandre faz tudo que sua imaginação consegue usando arame como matéria prima. Precisa de nada e ninguém para viver – aparentemente. Sim, porque a certa altura da história ele revela sua solidão e então resolve produzir algo vivo. E surge assim o móbile!

Esta seria provavelmente a leitura de uma criança sobre o livro. Mas, como todo bom livro para crianças, O arame de Alexandre permite diferentes graus de complexidade na leitura, dependendo da maturidade do leitor. O arame liga a história desde a capa até a quarta capa. A cada página uma surpresa, pois Alexandre cria peixes, móveis, bicicleta, uma cidade inteira e até alguém para dançar com ele. As figuras em arame estão desenhadas em negro, mas aparecem também formas arredondadas, ovais e oblongas,  nas cores primárias vermelho, amarelo e azul, formas que aparentemente estão apenas enfeitando as páginas. No final, essas formas vão se integrar ao arame na criação do móbile.

O autor holandês Sieb Posthuma inspirou-se no artista norte americano Alexander Calder para construir a história. Calder realmente fazia esculturas com fios de arame e a dançarina de Alexandre refere-se a uma escultura sua que retrata Josephine Baker. Assim como na ficção de Sieb, Alexander chegou a criar o “Circo de Calder”, todo feito de arame, lata rolha e barbante, com dezenas de figurantes e animais que se moviam como marionetes. Em 1926, Calder visitou o ateliê de Mondrian e, maravilhado com seu uso das cores, imaginou essas formas movendo-se livremente no espaço, criou o móbile, uma escultura que se move com o vento.

Calder ficou famoso pela originalidade e poesia de seu trabalho. No Brasil, expôs no Rio de Janeiro em 1948 e nas primeiras Bienais de Arte de São Paulo. Posthuma, por sua vez, revela sua experiência com filmes de animação, com o teatro e com a literatura na forma dinâmica com que este livro é apresentado.

arame alexandre.png

O arame de Alexandre

Sieb Posthuma

Trad. Lucas Simone

Editora 34, 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s