Imagens de uma viagem

por Márcia Cattoi

a viagem

O tema das migrações é tratado em um projeto gráfico cuidadoso em “A Viagem”. Neste livro é dada especial atenção às ilustrações, que nos enlevam através das inúmeras metáforas do universo da protagonista, uma criança.

Em poucas cores, algumas das imagens significativas da narrativa são: a guerra como sombras e mãos sem faces que arruínam famílias e cidades “de areia”; a urgência forçando os personagens para fora das páginas; as dimensões de elementos que se alteram, assustadoramente, conforme o contexto; o medo tomando forma visual.

Baseada em histórias reais de jovens refugiados coletadas pela autora/ilustradora, “A Viagem” apresenta um narrador criança buscando aproximação com o leitor. Texto e imagem se complementam em realidades e sonhos, temores e esperanças. Da mesma forma, o escuro e o claro se alternam, marcando ritmos, como o respirar. Os personagens vão se despojando de coisas e do mundo conhecido rumo ao que é estrangeiro, incerto.

Em metalinguagem, as histórias contadas dentro da história dão coragem aos migrantes, numa bela alusão ao poder da palavra. É linda e singela a relação entre as migrações de pássaros e os refugiados de guerra aos olhos de uma criança que também deixa tudo para trás em busca de lugares mais amistosos e cálidos. Uma busca muitas vezes sem fim, como esta história, onde faltam soluções globais para a situação dos refugiados.

A Viagem

Texto e ilustrações de Francesca Sanna

Tradução de Fabrício Valério

V&R, 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s