Escondido

por Tanira Piacentini

escondido

Dentro do bolso ou da bolsa tem um livro: Escondido, que convida a poetar. Pois a gente abre, lê, e vai buscando dentro dele porque sempre tem um dentro a mais. E nesse dentro que é de um vai-se encontrando outros e mais outros (inclusive em dentros impossíveis, como o da sopa – e a gente descobre que para a poesia não existem impossíveis, pode? Pode!).

Inteligente, bonito, poético, filosófico, lindo, uma gostosura, disseram, e eu repito. Nele tem dentro da mesa, das árvores, do armário, da fumaça, da lâmpada, do mel, dos novelos… E a gente vai puxando fios e descobrindo e acrescentando sobre o que se esconde lá no mais recôndito do ser a ser visitado. Inesperados são os achados para o que se esconde, assim como surpreende a aparente simplicidade dos que abrigam os escondidos sentidos, entremeados de humor, leveza e significados.

A ilustração? Ah, a ilustração… Tudo que se diz sobre o texto transborda na página ao lado. À primeira vista, quase imagem literal do texto, mais que isso, porém, se olhada sem pré-conceito: referência, inferência, mais que isso, reverência. Humor inteligente e leveza lírica no olhar sobre o astronauta que perfura o chão de uma maçã (capa), na bicicleta recostada à cereja, no teleférico baseado na pedra.

O livro recebeu o prêmio Fundación Cuatrogatos em 2016. Os tradutores da a edição brasileira o trazem para um merecido 1º lugar na FNLIJ. Parabéns a autores, tradutores, editores, e a todos nós, leitores, pela oportunidade de descobrir o que vem nesse Escondido. “Simples assim”, é o último verso. Será mesmo? Melhor “…sentar-se para olhar como desrenda a tarde”

 

 

 

Escondido

Maria José Ferrada e Rodrigo Marin Matamoros

Tradução de Carla Caruso e Fernando Villalba

Ôzé, 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s