Sobre o mercado de livros infantis e juvenis

Quem tem curiosidade em saber sobre o mercado editorial brasileiro de hoje pode encontrar maravilhas na internet. A Taba, por exemplo, além de fazer um trabalho de curadoria de livros infantis e juvenis, tem publicado bate-papos preciosos online.

No vídeo de 2016 Mercado editorial de livros infantis e juvenis, as editoras Daniela Padilha (Jujuba), Isabel Coelho (FTD Educação) e Márcia Leite (Pulo do Gato) respondem a perguntas de Denise Guilherme sobre os principais desafios para os editores de literatura infantil e juvenil no cenário atual. Destacamos abaixo alguns momentos da conversa.

Alguns dos desafios que enfrentam em seus trabalhos incluem a falta da cultura de valorização do livro na educação brasileira e o fato de que em grandes livrarias o comprador não é exposto a livros variados. Ao mesmo tempo, afirmam que temos um mercado com diversidade cultural e espaço para todos. Ufa!

O papel dos mediadores é fundamental, são as pessoas que levam e apresentam o livro ao público nas livrarias, escolas, feira de livros e bibliotecas. Sobre a situação das bibliotecas brasileiras, bem, cada um pode investigar na sua cidade… O que as editoras apontam é que a relação de muitas pessoas com o livro acaba quando elas deixam a escola e, portanto, param de ler quando não têm mais acesso à biblioteca escolar.

E a crise? Que crise? O que temos hoje (ou há um ano atrás quando o vídeo foi publicado) são muitas opções de compra, mas também escolas parando de indicar livros literários. Ao que tudo indica, a crise chega quando o governo deixa de comprar livros de literatura, diminui seus investimentos e há mais concentração de títulos nas livrarias. A falta de novidade está na distribuição: do modo em que o produto é escoado ele não atinge sua potencialidade.

Bem este foi só o primeiro de uma série de bate-papos que estão publicados lá no site da Taba http://ataba.com.br/category/ bate-papo/page/2 e que estamos ainda curtindo por aqui.

taba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s