Contos sombrios

Você já morreu de medo de contos de fadas? Não? Tem certeza? Então alguém escondeu a verdade de você! Falo isso por lembrar de muitos contos de fadas horripilantes, tão macabros que minha mãe nem ousava me contar! Por isso só fiquei sabendo da existência de boa parte deles quando aprendi a ler. Desde então acompanho a trajetória desse contos sombrios e sangrentos. Eles tiveram sua fase mais suave e purificada por um bom tempo. Hoje em dia o véu que cobria o grotesco está desaparecendo; e é isso que faz Adam Gidwitz em seus recontos ‘Um conto sombrio dos Grimm’ e ‘Outro conto sombrio dos Grimm’.

Interessante notar que os contos escolhidos não são apenas aqueles coletados pelos Irmãos Grimm. As páginas que Adam reescreve trazem também os sanguinolentos
contos coletados pelo folclorista Australiano Joseph Jacobs, que recolheu contos folclóricos ingleses, celtas e outras tantas histórias de dar medo!

Tenho certeza de que você está se perguntando: e por que só o nome dos Grimm aparece na capa? Eu suponho que seja por razões mercadológicas e também pelo fato de Joseph Jacobs não ser tão popular quanto os Grimm. Mas se eu disser que contos como João e o Pé de Feijão, Os três porquinhos, O pequeno polegar e O velho do saco  foram coletados pelo senhor Jacobs? Isso mesmo! Esses contos foram contados e recontados várias e várias vezes e a gente nem imaginava a origem deles!

Deixemos os fatos históricos de lado e vamos às traduções de Rodrigo de Abreu. Toda fluidez da narrativa de Adam Gidwitz e seu estilo de contação de histórias foram brilhantemente transpostos para as páginas que lemos aqui no Brasil. E se você pegou essa obra prima da tradução das mãos de um amigo, vai certamente correr para garantir o seu exemplar.

Image.png      outro conto sombrio

Um conto sombrio dos Grimm e Outro conto sombrio dos Grimm

Adam Gidwitz

Tradução de Rodrigo de Abreu

Galera Junior, 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s