Parafuso solto

O Vigário de Mastigassílabas (“The Vicar of Nibbleswicke”) conta a história do vigário Jonas Azambuja, um novato que foi servir pela primeira vez na paróquia da cidadezinha de Mastigassílabas.

Acontece que, durante a infância, o vigário sofreu de uma grave doença chamada Dislexia-De-Trás-Para-A-Frente-E-Ao-Contrário, que o fazia trocar letras, sílabas, palavras e também inventar rimas quando falava. Mas graças a um tratamento com excelentes professores, antes dos 18 anos o vigário já tinha recuperado a sua capacidade de ler e escrever (quase) normalmente.

Ao chegar em Mastigassílabas, porém, acontece o pior: um parafuso se solta na cabeça do Jonas Azambuja e alguma coisa relacionada aos seus problemas disléxicos reaparecem junto com o nervosismo de seu primeiro sermão.

Durante a missa, o vigário diverte os fiéis trocando sílabas de palavras como em “perdoe os nossos pescados, assim como pescamos os pescados dos outros” e dá a eles a benção de “Deus Todo-Gorduroso”.

O médico da cidade, então, receita ao vigário um remédio muito simples: andar de costas enquanto está falando, assim as sílabas trocadas voltariam a sair na ordem correta.

Este simpático livro de Roald Dahl foi escrito sob encomenda para o Instituto de Dislexia de Londres e publicado logo após a sua morte em 1991.

O nome “Jonas Azambuja”, bem como o nome da cidade,  são exemplos de escolhas muito criativas por parte do tradutor Alexandre Cataldi. Aliás, traduzir Dahl, como traduzir Lewis Carrol, é um desafio para artistas.

dahl_capa

 

 

O Vigário de Mastigassílabas 

Roald Dahl

Ilustrações de Quentin Blake

Tradução de Alexandre Cataldi

editora 34, 2016

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Parafuso solto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s