O selvagem

 

 

Este livro, o selvagemnum certo sentido, fala de um tema permanente na vida do homem: o medo. Noutro, possibilita a interlocução entre literatura/arte e psicanálise.

Blue é o personagem dessa história. Um menino que se sente “triste, pequeno, assustado, furioso, amargurado, perdido, solitário” (p.50) e, para elaborar a dor da perda e as ameaças de Hopper – um menino mais velho, cria uma narrativa cujo personagem – de histórico sanguinário! –  é o selvagem título do livro.

Depois que começou a escrever a história, era como se não pudesse mais parar. Interessante que, no processo de escrita, Blue vai se identificando com esse “outro”, estreitando as fronteiras entre imaginação e realidade.  Em determinado momento, em sonho, come um coelho e sente o sangue nas mãos, e nas narinas o cheiro agreste do selvagem. Noutro, quando enfrenta Hopper, chega a sentir como se brandisse no ar, em triunfo, o machado usado pelo seu personagem. Blue deixa aflorar o lado obscuro do desejo, o selvagem que há dentro de si. E é na integração em si desse outro, na vivência, que a escrita permite, de viver os seus demônios, que se dá o seu processo de cura.

O livro se constitui de dois momentos que se interpenetram: a de Blue adolescente e a de Blue criança.

Quando escreve seu livro, na infância, Blue não segue as regras ortográficas, o que dá veracidade e graça ao texto. E, coerente com a raiva, usa palavrão, pois, segundo ele, “se não dá para usar palavrão nessas horas, de que eles servem, afinal?”

A ilustração de Dave McKean tem a mesma intensidade do texto, interage com ele e expande seus sentidos. O projeto gráfico confere dinamismo à história. A continuidade entre uma imagem e outra é à maneira dos quadrinhos de animação no cinema.

Embora leitura densa, O selvagem é também leitura simples e original.

O selvagem.

David Almond. Ilustrações de Dave McKen.

SM, 2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s