Maurício ou a Cabana do Pescador

Mauricio ou a cabana

Manuscrito inédito de Mary Shelley com ilustrações de Turner

Por Juliana de Abreu[1]

Mary Shelley (1797-1851), escritora britânica, é conhecida pela sua memorável obra Frankenstein: ou o moderno Prometeu (1818). Autora de diversos contos e novelas, Shelley era de filha de um filósofo e uma pedagoga e escritora, que teve uma educação cara e sempre foi estimulada pelo pai a seguir teorias sociais liberais. Casou-se, em 1816, com o poeta Percy Bysshe Shelley e em 1818 se mudam para Itália. Mary Shelley dedicou grande parte da sua vida editando e promovendo as obras de seu marido e após a morte dele, concentrou-se em vida de escritora profissional.

A história de Maurício ou a cabana do pescador, um dos contos de Shelley, está dividida em três partes. A primeira parte situa o leitor acerca do local onde se passa a história, Torquay (uma cidade na costa sul da Inglaterra), e dos personagens da trama, a segunda parte narra o encontro do menino com o viajante e a terceira parte traz a tocante história do viajante, que se cruza com a história do menino se dando assim o desfecho de uma bela narrativa de desencontros e solidão. Desde o início da trama o narrador se faz presente e envolve o leitor delicadamente.

O livro apresenta ilustrações de William Turner (1775-1851) nas páginas iniciais e finais. As imagens apresentam o movimento do vento e a agitação do mar, entre seus perigos, onde bem retrata o local onde a família do viajante costumava passar as férias. No início de cada capítulo outras ilustrações estão também estampadas. Na primeira parte nota-se uma gravura das encostas de Torquay, de um autor desconhecido, na segunda parte percebe-se a imagem do Condado de Devon, feita por William Daniell e na terceira e última parte a imagem de Ilfracombe, assinada por H. Besley. As ilustrações são datas entre 1814 e 1860. Na seção da nota da tradutora uma reprodução da gravura de Theodor Von Holst, que consta na edição de 1831 de Frankenstein, pode ser observada. Uma reprodução da obra de Richard Rothwell (1840) da imagem de Mary Shelley é encontrada na aba do livro.

Maurício ou a cabana do pescador foi traduzido para o português brasileiro por Luciana Viégas e publicado em 2014 pela editora Graphia. O título original do livro é Maurice or the Fisher’s cot. Viégas é professora de Língua Portuguesa e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Já traduziu outros livros pela editora Graphia, como O leitor comum (Virgínia Woolf), O tempero da vida e outros ensaios (G. K. Cheterston).

De acordo com Luciana Viégas, em 1820 Mary Shelley escreve o livro Maurício ou a cabana do pescador e o dedica a sua grande amiga Laurette. A bela e comovente história de um menino franzino que vive numa vila de pescadores ficou guardada por quase 180 anos em uma mansão italiana no distrito de San Marcello Pistoiese, onde viveu o marido de Laurette até 1934.

O manuscrito, encontrado, em 1997, por descendentes da irmã de Laurette, estava num pacote onde as folhas soltas, envoltas por um barbante se encontravam em bom estado de conservação. A autenticidade da obra se deu devido aos esforços de Claire Tomalin, biógrafa da escritora Mary Wollstonecraft, mãe de Mary Shelley.

Maurício ou a cabana do pescador é um conto rápido e prazeroso de ser lido. A delicadeza como Shelley trata duas histórias dramáticas faz com o leitor não se canse e não interrompa a leitura até o desfecho final.

[1] Mestra em Estudos da Tradução (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC é atualmente graduanda do Curso de Licenciatura em Letras Alemão pela mesma universidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s