Arte e Poesia em Andersen

41004_gSempre gostei do objeto livro, do cheiro e da textura do papel, do movimento de folhear as páginas e de voltar algumas para saborear frases bem feitas. A rinite alérgica e a falta de espaço me levaram a substituir grande parte da biblioteca por livros digitais, mas continua imprescindível manter aqueles exemplares que são raros ou que são verdadeiras obras de arte. E comprar outros.

Se você só lê livros em papel, ou se você é como eu, tanto faz: vai gostar de comprar Minimaginário de Andersen, para si e para dar de presente neste final de ano.

O pequeno livro de capa dura vermelha lembra uma caixinha de música. Pelo buraco oval se vê um pequeno soldadinho de chumbo contra um mosaico de azulejos brancos.

Dentro dele existem contos de Andersen escolhidos e maravilhosamente adaptados por Katia Canton.

Seu parceiro na obra, Salmo Dansa, escolheu materiais inusitados para compor as ilustrações, tais como ovos e plumas de cisne, rótulos de latas de sardinhas, pedaços de CD, baixos relevos em terracota, caixinhas de fósforos e pedaços de couro, que combinaram perfeitamente com as histórias em que os personagens e as situações são pequeninos e carinhosos.

Cada adulto que teve a felicidade de ler ou ouvir os contos de Andersen na infância tem seus favoritos e o meu é Polegarzinha.  São ainda vívidas as lembranças de sonhar acordada com aquela menina minúscula, nascida dentro de uma flor, que escapa por pouco de se casar com um sapo, é salva por uma ratazana, enfrenta o conflito ético de escapar nas asas de uma andorinha ou se casar, por gratidão, com o senhor toupeira. E, certamente, com o final feliz. As flores secas e asas de borboletas utilizadas por Salmo Dansa nas ilustrações desse conto contribuem ainda mais para que a gente entre na história e voe na imaginação.

Andersen conhecia bem a alma infantil. Ao relê-lo muitas vezes acho que os contos são tristes demais, entretanto, me surpreendo com a identificação espontânea que as crianças sentem com seus personagens metafóricos.

A apresentação contém uma breve biografia de Andersen, encantadora tanto para os pequeninos que lerão o livro pela primeira vez como para os conhecedores de Andersen, o primeiro escritor moderno de contos de fadas.

Título: Minimaginário de Andersen
Autora: Katia Canton
Ilustrador: Salmo Dansa
Editora: Companhia das Letrinhas, 2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s