MAÇÃS ARGENTINAS

MAÇÃS ARGENTINAS - paulo venturelli

por Maria Laura P. Spengler

MAÇÃS ARGENTINAS

O livro Maçãs Argentinas chegou num frescor primaveril, com cheiro de torta de maçã saindo do forno. Lançado ainda agorinha pela Editora Positivo.
Assim como em outros de seus livros, Paulo Venturelli conta de sua infância.
As ruas de sua cidade, Brusque, as lojas, a praça no centro da cidade, as ruas, cinema e café. E todas as marcas simbólicas que cada um desses lugares inscreveram em sua memória.
Nas primeiras páginas da narrativa, o leitor já se depara com diversos daqueles temas que nada tem de tratamento “politicamente correto”: morte, preconceito e religião.
O autor aproxima seu passado ao presente do leitor, mostrando a ele, o leitor, uma infância bastante diferente daquela vivida na contemporaneidade, nas tarde de matinê no cinema da cidade, nos filmes de caubói…
O que um menino pode fazer para conseguir provar as lindas maçãs argentinas vendidas perto da rodoviária, que são tão inacessíveis? Que gosto teria aquela fruta vermelha?
Desta narrativa principal, partem tantas outras…. Histórias dentro da história, que montam mapas de leitura e conduzem o leitor ao encontro com toda aquela realidade.
O encontro da linguagem verbal de Paulo Venturelli e das ilustrações de Odilon Moraes, colocam o leitor em deleite nas possibilidades poéticas de fruição literária e quebra de horizontes de expectativa.

 
VENTURELLI, Paulo. Maçãs Argentinas. Il: Odilon Moraes. Curitiba: Ed. Positivo, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s