Visita à Baleia

por Maria Laura P. Spengler

pv4Visita à Baleia surge ao leitor como mais uma bela surpresa preparada pelo escritor Paulo Venturelli. Aventura contada como se vivida pelo autor quando criança, se costura pelo encontro com a memória de menino. Detalhes ricos construídos pela imaginação, trazendo o leitor pra muito perto do inusitado fato narrado.

Na pequena cidade de Brusque, um menino com seu irmão pequeno, a convite do pai, ganham o mundo em cima de uma bicicleta com o objetivo de conhecer uma baleia que apareceu no terreno do salão paroquial. A curiosidade de menino se aguça para descobrir o tamanho da baleia, como a trouxeram até a cidade (que é bastante longe do mar!), ou ainda de que maneira estariam cuidando do imenso animal. Todo o povo da cidade se sentiu inquieto como o menino e correu em direção ao centro da cidade para conferir o mistério;

Paulo Venturelli convida o leitor a acompanhar a visita à baleia junto dele quando enriquece seu texto com detalhes curiosos, transmitidos pelo pensamento vivo do menino protagonista. O texto é repleto de histórias dentro da história, que promovem ao leitor uma aproximação íntima a esse mundo inventivo do menino.

Muitos antes de fazer uma homenagem à sua cidade natal, citando lugares, ruas e nomes, o autor faz uma homenagem ao menino que foi (e ainda é!), menino vivido e menino imaginado.

As ilustrações de Nelson Cruz também se destacam na obra. Criam uma conexão ímpar entre palavras e imagens, que se entrecruzam e ampliam-se aos olhos do leitor.

(Resenha da autora publicada no livro online Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina, encontrada em http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/obras/visita-a-baleia)

O livro Visita à Baleia é nos dado de presente pelas seguintes razões:

1. Foi o título vencedor do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil de 2012, na categoria de melhor livro para crianças;

2. Paulo Venturelli é natural de Santa Catarina, nasceu na cidade de Brusque;

3. Além de melhor livro,  também foi escolhido na categoria de Melhor Ilustração, dando ao ilustrador Nelson Cruz, um título Hors Concours.

VENTURELLI, Paulo. Visita à baleia.Il. Nelson Cruz. Curitiba: Editora Positivo, 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s