Contos Premiados

Imagem

Feito com o capricho e o cuidado necessários para que o conjunto tenha o requinte e a beleza da simplicidade e do bom gosto: é o que se pode pensar sobre Aquela água toda, livro de contos de João Anzanello Carrascoza, da Editora Cosac Naify.

São onze histórias que tratam de gente comum, crianças, adolescentes, jovens e adultos, pais e filhos. Os personagens vivem situações cotidianas de casa, trabalho, escola, ou excepcionais como as férias na praia, aquele sábado de surpresas, a primeira ida ao cinema, o primeiro beijo. Mas se os temas são simples e corriqueiros, o que os torna excepcionais é a qualidade da narrativa. A delicadeza com que Carrascoza escreve, o ritmo que imprime ao conto, a sutileza com que traz à tona as emoções vividas pelos protagonistas conduzem o leitor pelas águas profundas da subjetividade de cada um, em diferentes etapas da vida. O autor dá à situação narrada a condensação necessária através da exploração dos sentimentos que o acompanham, transformando cada momento simples e denso numa epifania.

O projeto gráfico-editorial casa muito bem com a qualidade do texto, privilegiando uma seleção feliz da tipologia, tamanho dos títulos de cada conto, espaçamento, margens, formato e dimensões do próprio livro. E um toque muito especial é a inserção das ilustrações em duas partes entre as páginas: “desenhos-sínteses dos contos feitos em papel vegetal e parte deles preenchidos com a sua respectiva contraforma em cobre.” O resultado surpreende e cativa: a delicadeza e diversidade dos desenhos, das cores e do material criam um universo simbólico rico, denso e intrigante. A ilustradora estreante, Leya Mira Brander, faz um belo trabalho, o que torna Aquela água toda um livro requintado, do começo ao fim.

Anúncios

Um comentário sobre “Contos Premiados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s