O tatu e a bola

Você conhece o tatu-bola? Você sabia que ele será a mascote brasileira da Copa do Mundo de Futebol de 2014, aqui no Brasil?
Pois eu só conhecia o tatu-bola bem superficialmente, por ouvir falar, como se diz, e nem sabia que ele havia sido escolhido para ser nossa mascote na próxima Copa! E olha que eu leio muito e até gosto de futebol, principalmente durante as copas!
Pois eu fiquei sabendo muito sobre o tatu-bola neste “O que rola no Tatu-Bola”, que Arnaldo Niskier escreveu e que Cláudio Duarte enriqueceu com belas ilustrações da família Tatu. Numa primeira parte, o leitor recebe uma série de informações sobre esse simpático mamífero, animal também ameaçado de extinção neste Brasil ainda pouco consciente de nossas riquezas e da necessidade de preservação da nossa flora e fauna.
E o recuso utilizado pelo autor para nos dar a conhecer mais e mais este simpático tatu-bola e sua família é narrar o percurso de conscientização de toda a assembleia convocada para discutir os prós e contas da homenagem. Haveria o risco de faltar bola na competição e se utilizarem do tatu? Que segurança eles teriam? Pouco a pouco, a coisa vai no mesmo ritmo de preparação de um time de futebol e também de sua torcida, os primos e parentes próximos discutindo dieta alimentar, uniforme e hino!
E o tatu-bola, naturalmente encabulado, perde a timidez e exige… uma estátua! Vaidade não é coisa só nossa, os seres humanos! Mas bem que ele merece, não?
P.S. E que nome (im)próprio deram para o coitadinho!!!! Não o livro, a tal comissão da Copa! Argh!!!

O que rola no Tatu-Bola: uma história do encafifado mamífero. Arnaldo Niskier e ilustrações de Cláudio Duarte. Edições Consultor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s