O Pote Mágico

 

Ferréz é paulistano e mora com sua esposa e filha no bairro Capão Redondo. Além de escritor, é compositor e cantor ligado ao movimento Hip Hop. Segundo o autor, quando escreveu O pote mágico, “o texto veio de uma vez só, e três dias depois já estava pronto”. Já Rodrigo Abrahim é natural de Manaus, mas atualmente vive no Rio de Janeiro. Em O pote mágico, ilustrou usando lápis. Daqueles que, segundo ele, eram “iguais àqueles que você também usa na escola”. Também usou guache e tinta acrílica para colorir as belíssimas ilustrações que compõem este livro.

Um pote mágico é tudo o que uma criança sonha ter. É como se fosse um baú de histórias, ou o porão da casa da avó, quem sabe até a floresta encantada ou a Terra do Nunca. Dentro dele estão nossas imaginações, segredos e, talvez, no caso de Ferréz, lembranças. Como o próprio autor afirma, “os leitores vão poder embarcar numa viagem que traz uma época diferente, em que o brinquedo podia ser qualquer coisa, uma lata ou uma pedra…”.

O pote mágico conta a saga de um menino que mora no subúrbio, em uma casa humilde com sua família e que, como todo menino, gosta de soltar pipas e tem medo dos meninos mais velhos. Certo dia, um dos meninos, Dim, aparece com um pote e, como ninguém sabe o que tem dentro dele, só poderia acabar se tornando um “pote mágico”. O único obstáculo, além do medo do irmão mais velho de Dim, que impede o menino de saber o que tem dentro do pote, é a chantagem que Dim impõe: cinco reais para ver o conteúdo mágico. A partir desse momento, o menino, junto com um amigo, tenta de tudo para conseguir o dinheiro. Bravamente, ganha força, supera medos e até busca (sem sucesso) praticar o desapego quando tenta vender sua coleção de gibis.

Com ilustrações que definem de forma simples e minuciosa o estado de espírito de um menino sonhador, O pote mágico é um livro que agrada diversas faixas etárias e gerações por tratar de sentimentos que vagam por todos nós: curiosidade, medo, determinação, frustação e esperança. O que será que há dentro do pote?

 

O Pote Mágico

Autor: Ferréz
Ilustrações: Rodrigo Abrahim
Editora: Planeta Infantil
Páginas: 48

por Aline Maciel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s