Ouro dentro da cabeça

Maria Valéria Rezende vive na Paraíba, dedicando-se à educação popular, à literatura e a formação de leitores e escritores. Seu aclamado romance publicado em 2005 pela Editora Objetiva, “O vôo da guará vermelha”, foi escrito sob o mote da dor do analfabetismo e da educação de jovens e adultos.

Ouro dentro da cabeça relaciona-se com o “O vôo da guará vermelha”: é parte, referência, inspiração. Segundo a própria autora é a obra “reescrita e autoplagiada”, com o intuito de aproximação com o neoleitor, o leitor em construção, que ainda não possui as competências necessárias para desenvolver as múltiplas leituras.

Ouro dentro da cabeça narra a história de Marílio, um jovem que vive em Furna dos Crioulos – um rincão onde todas as pessoas são analfabetas – e sai pelo Brasil numa longa jornada em busca “de um tesouro nem de prata, nem de ouro: de coisa mais preciosa”.

Uma aventura da leitura, escrita para os tantos Marílios que vivem em nosso mundo e que vêem e buscam na leitura a possibilidade de uma vida mais digna e significativa.

Texto envolvente em linguagem fluida, poética e ritmada. Ilustração de Diogo Droschi, com colagens digitais que fazem alusão à xilogravura da literatura de cordel.

Ouro dentro da cabeça

Maria Valéria Rezende

Ilustrações de Diogo Droschi

Autêntica, 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s