Dom Quixote

 Este grande clássico da literatura do autor castelhano Miguel de Cervantes foi muitas vezes considerado o primeiro romance moderno. Seu autor nasceu em 1547, não se sabe ao certo o dia, supõe-se que tenha nascido em Halcalá de Henares. Morreu no dia 23 de abril de 1616. Este livro já foi traduzido para várias línguas e adaptado por vários autores diferentes.
 A adaptação que li foi escrita por Leonardo Chianca. Este paulistano nascido dia 2 de junho de 1960 começou a escrever com intenções literárias aos 14 anos. Já escreveu muitos livros, nos últimos anos tem escrito principalmente adaptações de clássicos, entre eles “Dom Quixote”.

“Dom Quixote” conta a história de um homem já de certa idade que de tanto ler livros de cavalaria acaba pensando que está vivenciando um desses livros. Muda seu nome e sai de sua casa montado em seu cavalo magro e fraco, Rocinante, para tornar-se cavaleiro andante. Pouco tempo depois volta a sua aldeia, fala com um camponês chamado Sancho Pança, e este torna-se seu escudeiro. Juntos partem novamente para grandes aventuras.
O título original em espanhol é “El ingenioso hidalgo Dom Quixote de la Mancha” e sua primeira edição foi publicada em Madrid em 1605. A adaptação que  li foi impressa em 2005 em São Paulo. Seu ilustrador é Gonzalo Cárcamo. Este chileno nasceu em 1954, já fez curtas-metragens para Disney e várias exposições em diversos países.

Sugestão de Leitura de Marie Hartmann Farines – Participante da Oficina “Redigindo e-textos” ministrada por Milu Leite, na Barca dos Livros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s