Diário inventado

Diário inventado se configura como um interessante projeto em que as histórias – as do diário de Carolina (a personagem), as de seu dia-a-dia, e as que envolvem a elaboração dessa edição – se entrelaçam. Inicia com a leitura de Flávia das pinturas de Carolina (a ilustradora), como é explicado na “História da história do Diário inventado”. Nesse exercício, se conta a história de Carolina (a personagem) quando recebeu de presente de sua madrinha um diário “bem guardado por uma fivela de bronze”. Instigada, a menina fica ansiosa por iniciar os registros e poder compartilhar suas aventuras imaginadas com a madrinha, assim que retornasse de viagem.

O leitor se aventura e reconhece os diferentes níveis de ficção: a de escrever o texto, a de contar a vida de Carolina, e as que ela inventa, a partir do modo como esteticamente o livro está disposto. As ilustrações convidam sempre o leitor a previamente imaginar os mistérios e aventuras do livro e cada uma das fábulas. Quando se conta a vida de Carolina, as páginas possuem linhas em branco; diferentemente de quando Carolina escreve. Neste caso, há linhas, como num caderno-diário, dispositivo escolhido para identificar os dois processos de escrita.

Diário inventado pode ser considerado um interessante convite a seus leitores para também se aventurarem no mundo da escrita, pois, ao revelar o mundo de quem escreve um diário, desperta a curiosidade e o desejo de também ter páginas repletas de personagens, aventuras, lugares apenas seus.

SAVARY, Flávia. Diário inventado. Ilustrações: Carolina Monteiro. São Paulo: FTD, 2010.

Anúncios

Um comentário sobre “Diário inventado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s