Zumbi dos Palmares

Camilo Urón
estudante de Língua e Literatura Alemãs

Numa tentativa aproximar as crianças cada vez mais da história do país, assim como da origem de inumeráveis lendas que continuam no inconsciente coletivo nacional e que com o passar do tempo têm sofrido oscilações conforme época e circunstâncias, Renato Lima reconta a história do Zumbi dos Palmares numa esplendia adaptação para o público infanto-juvenil.
O livro, com capa em brochura, foi feito de uma maneira bastante atraente.  A capa, por exemplo, é preta, combinada com letras brancas e com gigantes letras vermelhas que denotam a grandeza do herói nacional.
Nas páginas interiores encontramos uma riqueza gráfica excepcional que vai representando fielmente, folha a folha, cada característica como tijolos que constroem um fundamento para a luta e a resistência do povo.
Os desenhos são ricos em detalhes, cheios de expressão.  Com cada traço feito por Graça Lima, num verdadeiro esforço por trazer à vida as palavras plasmadas por Renato Lima, surgem os desenhos que não precisam ser animados para terem movimento.

Ainda no final, contamos com a transcrição da letra da música “A Epopéia de Zumbi” de Ney Lopes e, ademais, com breve e rica fonte de sites da internet, onde se pode pesquisar mais sobre o tema

Renato Lima (Paulus: São Paulo, 2009)

Anúncios

Um comentário sobre “Zumbi dos Palmares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s