Japonesinhos

Dedicado aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, ilustrado por Laurabeatriz e escrito por Lalau. A dupla, também autora da série Brasileirinhos – coleção de livros sobre a fauna brasileira -, apresenta o “encantamento e o exotismo da fauna japonesa”.

Entre os animais e pássaros que vivem nas montanhas de neve, nas ilhas e nas florestas, desfilam a grou de crista vermelha e seu lindo bailado no gelo; a esperta raposa; a salamandra gigante do Japão que nada como serpente; o esquilo voador; a listrada e colorida saracura de Okinawa; o coelho de Amami, uma espécie muito antiga que come batata-doce e brotos de bambu; as carpas que parecem submersas aquarelas; o urso negro com a lua branca gravada no peito. Tem também o cachorro Racoon com a máscara de querubim que o deixa parecido com um guaxanim e a Toninha de Dall, uma pequena baleia preta com manchas brancas, que nada rapidamente.

O décimo primeiro animal é o macaco do Japão, que brinca com bola de neve e come fruta gelada no pé, fazendo macaquices.

Ao nos apresentar as especificidades do meio ambiente, da fauna e da ecologia, o livro brinda o leitor brasileiro com uma seleção muito particular, ilustrado e organizado nos moldes japoneses, inclusive com algumas grafias, aliando poesia e conhecimento científico. Afinal, um belo e instrutivo livro.

Lalau e Laurabeatriz. Japonesinhos. São Paulo : Peirópolis, 2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s