Heróis da Grécia

É um bom para didático para a área de história e filosofia na escola. O autor seleciona doze personagens da história antiga da Grécia para construir doze interessantes estórias.  Serve-se de dados históricos que costura com mitos e lendas, obtendo uma narrativa viva e acessível a todos. Consegue assim permitir ao leitor iniciar-se na, ou repassar as idéias de importantes filósofos, cientistas e políticos gregos.

O primeiro conto já fisga o leitor, quando Homero é retratado como um mito construído a partir da obra de vários “homéridas”, hipótese histórica não absurda.

O livro traz dois mapas, um da Grécia e outro de Atenas por volta do século V a.C.; um glossário e algumas notas de rodapé que ajudam o leitor a se situar. No posfácio, o autor conta um pouco de seu processo de criação do livro e deixa clara sua intenção de ser menos comprometido com a fidelidade à história do que com construir um enredo que cative o leitor, inspirando-o a procurar outras leituras do gênero.

O projeto gráfico é simples, o que não chega a ser um defeito, pois o número e a simplicidade das ilustrações em branco e preto talvez tornem o livro mais acessível.

Livro: Contos e Lendas dos Heróis da Grécia Antiga
Autoria: Christian Grenier
Ilustração: Christian Heinrich
Tradução: Rosa Freire D’Aguiar
Editora: Cia. das Letras, 2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s