O Surfista e o Sertanejo

Yan Trench
estudante de Língua e Literatura Alemã – UFSC

 

Através de uma linguagem simples, o livro retrata muito bem as diferenças entre o mar e o sertão. A diversidade cultural de um país com tanta mistura como o Brasil é a grande mensagem do livro que mostra desde a culinária até os diversos dialetos, como o carioquês e o pernambuquês.
Com ilustrações esplêndidas e fotos exuberantes, o livro traz um pouco da cultura do mar e do sertão, além de nos mostrar muitas curiosidades sobre o nordeste do Brasil.
A capa do livro retrata de maneira clara o que o conteúdo do livro aborda, ilustrando as contraposições entre os nativos.
Mas, embora o livro ilustre muito bem as regiões e seus opostos, o autor acaba estereotipando o mar e o sertão de Pernambuco. O que nos dá a impressão de que o sertão é maravilhoso, que lá não existem problemas de seca e fome.
O Surfista e o Sertanejo” faz parte da série Encontros Brasileiros, que ainda conta com outros dois livros: “O Ciclista e o pantaneiro” e “O Skatista e a Ribeirinha”. O intuito da série é mostrar a miscigenação cultural, os vários dialetos falados, os mais diferentes tipos climáticos e muitas outras curiosidades de um país culturalmente rico como o Brasil.

 

O Surfista e o Sertanejo. Ricardo Dreguer e ilustrações de Isabel de Paiva

Anúncios

Um comentário sobre “O Surfista e o Sertanejo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s