Aula de Inglês

Tanira Piacentini

Nessa Aula de Inglês, o personagem é Aluno e Professor (assim, com maiúsculas, porque é dessa forma que sua história é contada, sem nome, através de papéis). No papel de Aluno, conhece sua primeira Penélope: uma tia Penny loura e linda, jovem escocesa viúva de seu tio, que encanta o menino de 11 anos com alma e olhos de fotógrafo. Com ela aprende inglês e o primeiro desencanto: ela parte sem saber que foi o seu primeiro amor.

Uma outra Penélope o faz Professor: esta é jovem (19 anos, o Professor tem mais de 60) e nem se chama Penélope, mas quer sê-la na África, para virar personagem de um escritor chamado Octavio Ignácio. Entre chegadas e partidas de suas Penélopes, esse Ulisses às avessas constrói sua Ítaca sempre mais para dentro de si mesmo, em grande viagem interior. Até o dia em que o amor o impulsiona a uma viagem para fora, atrás de uma (ou das duas?) Penélope.

O mais é bem mais, e o que contei é pouco e não (se) basta.
E Lygia ainda nos oferece dois finais – com o mesmo desenlace! – para uma história sensível, delicada, com personagens que se e nos revelam mais humanos, feitos dessa matéria relativa que nos faz únicos e tão iguais. Coisa da boa literatura. Uma aula de Lygia.

Aula de Inglês. Lygia Bojunga. Ed. Casa Lygia Bojunga, 2006.

Anúncios

Um comentário sobre “Aula de Inglês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s