Três autoras italianas

Três autoras italianas figuram nos lançamentos da editora Rocco direcionados ao público jovem: a estreante Silvana De Mari, com O Último Elfo; Domenica Luciani, que já teve outros títulos traduzidos pela Rocco, com A Escola Infernal e também a premiada obra de Silvana Gandolfi, Pasta Mágica de Dragão.
No primeiro dos volumes citados, um jovem elfo, Yorshkrunsquarkljolnerstrink, ou melhor pronunciando, Yorsh, nos leva a um dragão e a uma antiga biblioteca, repleta de pergaminhos, nem todos completos devido ao tempo. Em um deles Yorsh lê: “Existe uma nova linhagem de criaturas viventes nascidas da união de gente élfica com gente humana. Elas não são como os elfos, que amam somente os livros de ciência e aqueles que explicam como se fazem as coisas, nem são como os humanos, que não amam nenhum tipo de livro, porque depois da queda do império…” (p. 148). Aqui estamos nós a contradizer as velhas páginas…
O leitor mergulha por outras vias e outra linguagem naquele mundo cujas portas Tolkien abriu anos, milênios atrás; e o pequeno elfo Yorsh conquista, diverte e emociona.
Também o volume de Silvana Gandolfi nos traz um dragão no título e sua história nos leva, em primeira pessoa, a Katmandu e às mais altas montanhas do nosso mundo. Ao longo da narrativa, o encontro com a kumari, a jovem deusa e até com o tão mencionado quanto ainda-não-encontrado yeti. Tornar-se jovem e reverter o tempo não será o sonho de todos em algum momento da vida? Pois acompanhando as andanças de Andrew, tudo é possível e se desenrola num estilo rápido e gostoso de se ler.
Por fim, na Escola Infernal o leitor segue as peripécias de Ben, que como todos nós possui bichinhos de estimação: um puma, um enorme lagarto, um furão, um merlo indiano, um mocho finlandês e até um diabo da Tasmânia, que comprovam as incontáveis viagens de seus pais, sempre ausentes.
O que será que Ben poderá fazer para depois de se encontrar com o diabo no porão de sua escola bem na hora de uma aula de matemática? Pouca coisa se não puder contar com a ajuda de um anjo que mais parece um patchwork ambulante. Parece uma história estranha? Para desvendar esses pontos de interrogação, só lendo.
Três narrativas que se deixam ler com a rapidez de nosso tempo, e amarram o leitor jovem e o jovem presente em qualquer leitor levando-nos para os lugares e eventos possíveis somente no mundo da fantasia. E essa terapia é recomendável para qualquer idade! Podem crer.

Título:O último elfo
Autora:
Silvana De Mari
Tradução: Y. A. Figueiredo
Editora: Rocco, 2008

Título: Pasta Mágica de Dragão
Autora: Silvana Gandolfi
Tradução: Mário Fondelli
Editora: Rocco, 2007

Título: A Escola Infernal
Autora: Domenica Luciani
Tradução: Marta Fondelli
Editora: Rocco, 2008


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s