Animais sem zoológico

FORA DAS JAULAS

Os animais de Rodari não estão mesmo no zoológico: estão no mundo que é ao mesmo tempo o nosso promovido ao da fantasia. Não há bichinhos carinhosos nem fofinhos nesse universo que o nosso Esopo contemporâneo pretende apresentar a seus leitores pequenos e grandes. Os animais são por demais humanizados e vejam só! parecem gente.
Assim, a esperteza maldosa, o engano, a vaidade, a falta de consideração pelo outro estão presentes nas histórias desses bichos que nos imitam e ludicamente nos ensinam algo, come se para Rodari fosse impossível fugir do mundo real sem aproveitar cada linha de sua imaginação para deixar na página uma sátira bem humorada.
As ilustrações reproduzem o intuito satírico e lúdico das fábulas de Rodari: a ilustradora literalmente costura a sequência de cenas nas quais se utiliza de fitas, botões, dobraduras e galões que acrescentam volume aos desenhos e, a meu ver, parece propor a desconstrução da ideia de acabamento, repropondo os traços de um sketchbook.
Para finalizar, talvez possamos até questionar no século XXI a componente moralizante das histórias, mas assim são as fábulas e assim é esse grande contador de histórias de nome Gianni Rodari.

Título: Animais sem zoológico
Autor: Gianni Rodari
Ilustração: Anna Laura Cantone
Tradução: Monica Stahel
Editora: WMF Martins Fontes, 2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s