O Lobo Mau no Divã

A autora parte de uma idéia bastante original, em uma linha que está na moda, que é a de tratar de temas da psicanálise tendo como alvo o público leigo. Ao ler o título e a introdução, pensei que iria encontrar ao longo do livro certa proximidade com UM CAFÉ PARA SÓCRATES, de Marc Sautet e MAIS PLATÃO E MENOS PROZAC, de Lou Marinoff.

A impressão de se tratar de um livro de auto-ajuda se confirma. Entretanto, a expectativa de uma leitura atraente é frustrada com o enquadramento, em uma longa lista de síndromes, de cada um dos personagens das histórias que povoam os livros que adultos lêem para crianças, há várias gerações, para deleite de ambos.

A organização dos capítulos lembra uma dissecção anatômica. Destaco como exemplo a história de Peter Pan. O capítulo tem o título: As Patologias da Terra do Nunca (os outros capítulos também começam com “As patologias do…). Segue-se a colocação de etiquetas nos personagens, por meio dos subtítulos: diagnóstico, aspectos físicos, dieta, histórico familiar, observações sobre a(o) paciente, os fatos sobre a síndrome, prognóstico e tratamento. Finaliza cada capítulo com um exercício na forma de uma pergunta e múltiplas possibilidades de assinalar, para que o leitor possa identificar a síndrome entre as pessoas de seu conhecimento.

Estou sendo talvez muito severa na crítica. O livro tem lá suas qualidades e acaba sendo uma leitura instrutiva, se for considerado como um ponto de partida para o conhecimento dos distúrbios de comportamento. A forma superficial com que cada doença é tratada pode levar a um excesso na classificação das estranhezas que todos possuímos, uns mais outros menos, como patogênicas.

Livro : O Lobo Mau no Divã
Autoria: Laura James
Tradução: Eduardo Rieche
Editora: Best Seller

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s