A Ilíada e a Guerra de Tróia

O livro é ótimo. Certamente a escolha do mais importante clássico da literatura ocidental ajudou. O desenho-pintura da ilustradora é soberbo, tem cores e traços que lembram, por um lado, os afrescos pintados na época de ouro da Grécia, com as personagens quase sempre de perfil, fisionomias fortes e ao mesmo tempo finas, em atitudes épicas. Por outro lado a ilustração lembra os cartoons japoneses contemporâneos, os mangás, que tanto atraem as crianças e jovens adultos.

A organização do livro torna-o bastante atraente e pedagógico. Evita a monotonia ou a confusão diante de tantos personagens em locais da antiguidade que hoje possuem outros nomes. O livro mostra que é possível explicar de forma simples e direta a miríade de relações de parentesco e amorosas envolvendo os deuses do Olimpo e mortais, as crenças de que alguns heróis eram filhos de deuses que se apaixonaram por mortais e as crenças de que vitórias e derrotas nas guerras eram causadas por interferência dos deuses, que ora estavam do lado dos espartanos, ora dos troianos.  O estilo da narrativa prende o leitor até a última página e mostra que estudar a história mundial pode ser interessante.

A introdução traz uma idéia geral da fantástica história, que envolve deuses, semideuses e heróis. A seguir apresenta um mapa elucidativo das correspondências entre os locais citados na obra de Homero (Esparta e Tróia) e os nomes atuais na Grécia e Turquia. Os personagens da história são apresentados, por escrito e com belos retratos. A Ilíada trata de um episódio da Guerra de Tróia, que dura 51 dias, desencadeada após o rapto de Helena por Páris. A contextualização é feita com dois capítulos curtos. O capítulo que antecede a Ilíada conta como e porque aconteceu o rapto da rainha de Esparta por um príncipe de Tróia, que levou à guerra entre os dois reinos. O capítulo que se sucede aos 24 Cantos da Ilíada conta como a guerra terminou. O livro termina contando quem foi Homero e porque este poeta ocupou e continua ocupando um lugar de honra na literatura universal; ilustra uma linha do tempo com dados históricos, que vai desde o século XIII a.C até o início do século XXI e conta um pouco sobre as autoras.

Livro: A Ilíada e a Guerra de Tróia- Homero
Autoria: Silvana Salerno
Ilustração: Cláudia Scatamacchia
Editora: Dcl Difusão Cultural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s